O Comando da Aeronáutica publicou o edital do Processo Seletivo Emergencial de profissionais de nível fundamental, com vistas à prestação do Serviço Militar Temporário, em caráter voluntário, para o ano de 2024, nas cidades de Canoas e Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul.
As 224 oportunidades são para as seguintes especialidades: Agente de Limpeza em Aeronaves (6); Almoxarife (13); Borracheiro (2); Barbeiro (3); Carpinteiro de Esquadrias (4); Carpinteiro de Estrutura (7); Carpinteiro de Obras (6); Eletricista de Automóveis (4); Motorista Bombeiro (4); Mecânico de Automóveis Leves (5); Mecânico de Motocicletas (2); Mecânico de Motores a Diesel (8); Operador de Tratores (10); Marceneiro (3); Motorista de Transporte de Carga (12); Motorista de Transporte de Passageiros (6); Motorista de Ambulância (11); Pedreiro de Alvenaria (12); Auxiliar de Manutenção Predial (12); Mecânico de Refrigeração e Climatização Comercial (7); Recepcionista (3); Recepcionista em Serviços de Saúde (2); Arrumador - Garçom (8); Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança (5); Serralheiro de Alumínio (3); Cozinheiro (9); Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (9); Encanador Instalador Predial (10); Operador de Empilhadeira (5); Mestre de Obras (9); Ajudante de Obras (11); Pintor de Obras Imobiliárias (8); Arrumador (5).
O presente Processo Seletivo destina-se a selecionar, convocar e incorporar cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que sejam voluntários à prestação do Serviço Militar Temporário, que tenham concluído o ensino de nível fundamental, tenham, no mínimo, 18 anos de idade até a data da sua incorporação, não tenham completado 41 anos de idade até a data da sua incorporação, dentre outros requisitos.
A inscrição deverá ser realizada por meio do site de Convocação de Temporários, no período de 29 de maio de 2024 a 13 de junho de 2024, no horário de Brasília/DF.
A seleção será constituída das seguintes etapas: encaminhamento eletrônico de documentos; validação de documentos digitais; revisão de documentos digitais; avaliação curricular digital; inspeção de saúde; e concentração final e habilitação à incorporação.
O Processo Seletivo terá validade até 30 de agosto de 2024.
Situação após a incorporação
Ao serem incorporados, os convocados serão declarados Cabos, incluídos no Quadro de Cabos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QCBCon) e no Corpo de Graduados da Reserva da Aeronáutica.
Os convocados realizarão o Estágio de Adaptação para Praças na graduação de Cabo (EAP-CB), que se destina a adaptar os incorporados às condições peculiares do serviço militar e às áreas profissionais em que atuarão no âmbito do COMAER, bem como ao aprimoramento profissional dos integrantes do QCBCon. O EAP-CB terá duração total de 12 meses e será dividido em três fases.