A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Brigada Militar, divulgou a abertura de um Concurso Público, com o objetivo de preencher 120 vagas para o primeiro posto de Oficial do Quadro de Oficiais de Estado-Maior (QOEM).
De acordo com o edital, para concorrer a uma das oportunidades, é necessário que o candidato tenha título de bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais (Direito).
No quantitativo de vagas acima mencionado, encontram-se as reservadas para candidatos (AC, N, Trans, Indígenas) que se enquadrem nos itens especificados no edital de abertura.
O curso de formação tem regime integral, exigindo dedicação exclusiva. Desse modo, a remuneração mensal será de R$ 21.513,44.
Inscrição e classificação
Os interessados podem se inscrever a partir das 12h do dia 31 de março de 2025 até às 17h do dia 5 de maio de 2025 (horário de Brasília/DF), pelo site do IBADE, com taxa de R$ 270,84.
A classificação dos candidatos será feita por meio das seguintes etapas:
- Exame de capacidade intelectual: prova objetiva, prevista para o dia 29 de junho de 2025; prova discursiva; prova oral; e prova de títulos.
- Exame de saúde;
- Exame de capacitação física;
- Avaliação psicológica;
- Investigação social.
O conteúdo programático da prova objetiva consistirá em questões de língua portuguesa, legislação aplicada a função, direito constitucional, direito administrativo, direito penal militar, direito processual penal militar, direito penal, direito processual penal, direito civil e direito processual civil.
Vigência
O prazo de validade do Concurso Público é de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser renovado por igual período.
Mais detalhes podem ser encontrados no edital completo, disponível em anexo.