Simulados Brasil

1.
QPCI79851 Educação Infantil
Ano:2019 Banca:IDHTEC Órgão:Pref. Macaparana/PE

Numa escola de ensino fundamental, os professores se reúnem para conversar sobre as aulas desenvolvidas e os objetivos trabalhados, bem como para planejar as ações, a partir da análise dos resultados obtidos. Essa prática indica que o planejamento:
2.
QPCI79881 Educação Infantil
Ano:2019 Banca:IDHTEC Órgão:Pref. Macaparana/PE

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva está fundamentada no paradigma da educação inclusiva, que tem por base o direito dos alunos, conjugando igualdade e diferença. Nesse sentido, deve garantir:
3.
QPCI79894 Educação Infantil
Ano:2019 Banca:IDHTEC Órgão:Pref. Macaparana/PE

A proposta pedagógica de uma escola pública de ensino fundamental adota como metodologia de ensino a participação ativa do estudante de forma problematizadora, interativa e dialógica. Um exemplo dessa prática está em:

  1. Rodas de discussão de temática como discriminação, a partir de uma situação-problema apresentada.
  2. Construção das normas de disciplina por professor e estudantes.
  3. Leitura das etapas do projeto cultural que será desenvolvido pelos alunos e que foi pensado e elaborado pelo professor.
  4. Articular a vivência de datas comemorativas com conteúdos de Direitos Humanos de forma transversal.
Estão corretas:
4.
QPCI83934 Educação Infantil
Ano:2019 Banca:ADM&TEC Órgão:Pref. Colônia Leopoldina/AL

Leia as afirmativas a seguir:
  1. O servidor não deve atender bem os cidadãos que buscam os serviços da instituição.
  2. Alinhar as expectativas de prazo com os gestores da organização não é uma ação favorável ao planejamento do trabalho.
Marque a alternativa CORRETA:
5.
QPCI83939 Educação Infantil
Ano:2019 Banca:ADM&TEC Órgão:Pref. Colônia Leopoldina/AL

Leia as afirmativas a seguir:
  1. O desenvolvimento das habilidades de comunicação nunca contribui para a melhoria do atendimento aos usuários.
  2. As danças brasileiras, como afoxé, maracatu, xaxado, podem ser abordadas em atividades recreativas com crianças.
Marque a alternativa CORRETA:
6.
QPCI107853 Educação Infantil
Ano:2020 Banca:IDCAP Órgão:Pref. Serra/ES

“Avaliação não é problema de uma matéria, série, curso ou escola; é de todo um sistema educacional, inserido num sistema social determinado, que impõe certos valores desumanos como o utilitarismo, a competição, o individualismo, o consumismo, a alienação, a marginalização, valores estes que estão incorporados em práticas sociais, cujos resultados colhemos em sala de aula, uma vez que funcionam como “filtros” de interpretação do sentido da educação e da avaliação”.(VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação:concepção dialético-libertadora do processo de avaliação escolar.P.14. São Paulo: Libertad, 2000.)

O texto permite entender avaliação num processo devidamente:
7.
QPCI113930 Educação Infantil
Ano:2020 Banca:AOCP Órgão:Pref. Novo Hamburgo/RS

Na perspectiva da educação inclusiva, deve-se considerar o que for necessário para que todos os alunos possam aprender. Para isso, as escolas devem, em seus espaços,
8.
QPCI115620 Educação Infantil
Ano:2020 Banca:IDCAP Órgão:Pref. Brejetuba/ES

A oralidade não se aprende por intuição: gêneros mais formais, como o seminário, devem ser trabalhados com as crianças desde as séries iniciais. Quem disse que uma apresentação se aprende espontaneamente? Um seminário possui uma série de procedimentos formais que devem ser abordados em sala. Primeiro, é preciso estudar a fundo o assunto a ser apresentado por meio de pesquisas e leituras. Em seguida, é necessário triar as informações e preparar a exposição, estruturando-a para que ela seja assimilada pelos colegas. Só então chega o momento de partir para a apresentação propriamente dita. Nessas etapas, há aspectos que não podem ser esquecidos:

  1. Planejamento do texto: além de cuidar do conteúdo (uma preocupação comum a todas a situações comunicativas), um seminário exige a preocupação com a forma como as informações são passadas, que não pode ser a mesma usada com os colegas no dia-a-dia. Por isso, é necessário trabalhar as diferenças entre a língua formal e a informal.
  2. Estrutura da exposição: o conteúdo precisa ser apresentado de forma clara e coerente - o objetivo é facilitar a compreensão de seu sentido geral. Para que isso ocorra, o texto oral deve ter uma sequência organizada: fase de abertura, introdução ao tema, desenvolvimento, conclusão e encerramento.
  3. Características da fala: o tom e a intensidade da voz do expositor devem criar um clima propício para a interação com a plateia.
  4. Postura corporal: olhares, gestos, expressões faciais e movimentos corporais são importantes para complementar as informações transmitidas pela fala. Esses recursos auxiliam a mobilizar a escuta atenta.
  5. Avaliação: o professor deve aproveitar o momento e fazer uma avaliação precisa da apresentação, pois nessa fase das séries iniciais a seleção é muito importante para selecionar os melhores da turma através de notas.
De acordo com as descrições acima marque as alternativas corretas:
9.
QPCI123083 Educação Infantil
Ano:2019 Banca:FUNCERN Órgão:Pref. Apodi e Itaú/RN

Leia o fragmento textual a seguir.

Tentar definir o jogo não é tarefa fácil. Quando se pronuncia a palavra jogo, cada um pode entendê-la de modo diferente. Pode-se estar falando de jogos políticos, de adultos, de crianças, animais ou amarelinha, xadrez, adivinhas, contar estórias, brincar de “mamãe e filhinha”, futebol, dominó, quebra-cabeça, construir barquinho, brincar na areia e uma infinidade de outros. Tais jogos, embora recebam a mesma denominação, têm suas especificidades.
Fonte: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. Pro-Posições, vol. 6, Nº 2[17], 46-63, Junho de 1995.

Ao abordar o jogo sob a perspectiva de um sistema de regras, é correto afirmar que
10.
QPCI255834 Educação Infantil
Ano:2021 Banca:CEV/URCA Órgão:Pref. Crato/CE

A Resolução n.05 de17 de dezembro de 2009, que fixa as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, em seu Art. 9º, determina que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que: