Simulados Brasil

1.
QPCI183780 Agente Comunitário de Saúde
Ano:2019 Banca:CRESCER CONSULTORIAS Órgão:Pref. Nossa Senhora dos Remédios/PI

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) realizou uma visita domiciliar na casa de uma família que possui uma recém nascida de 15 dias de vida. No cartão de registro de vacinas desta recém nascida deve constar o registro da realização das seguintes vacinas:
2.
QPCI189166 Agente Comunitário de Saúde
Ano:2019 Banca:AMEOSC Órgão:Pref. Palma Sola/SC

Não se enquadra como competência de um Agente Comunitário de Saúde (ACS):
3.
QPCI189170 Agente Comunitário de Saúde
Ano:2019 Banca:AMEOSC Órgão:Pref. Palma Sola/SC

De acordo com a lei 11350/2006, no modelo de atenção em saúde fundamentado na assistência multiprofissional em saúde da família, é considerada atividade precípua do Agente Comunitário de Saúde, em sua área geográfica de atuação:
4.
QPCI224076 Agente Comunitário de Saúde
Ano:2021 Banca:AMEOSC Órgão:Pref. Guaraciaba/SC

Marque a alternativa que apresenta uma doença de notificação compulsória imediata:
5.
QPCI230374 Agente Comunitário de Saúde
Ano:2021 Banca:AMEOSC Órgão:Pref. Itapiranga/SC

Em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), é INCORRETO afirmar que:
6.
QPCI230403 Agente Comunitário de Saúde
Ano:2021 Banca:AMEOSC Órgão:Pref. Itapiranga/SC

É um valor fundante no processo de efetivação da Política Nacional de Promoção Da Saúde:
7.
QPCI230408 Agente Comunitário de Saúde
Ano:2021 Banca:AMEOSC Órgão:Pref. Itapiranga/SC

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma atribuição do Agente comunitário de Saúde no pré-natal.
8.
QPCI236651 Agente Comunitário de Saúde
Ano:2021 Banca:PS CONCURSOS Órgão:Pref. de Turvo/SC

Todas as informações que as ACS, conseguirem sobre a comunidade ajudará na organização do seu trabalho. Algumas dessas informações são anotadas em fichas próprias para compor o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab). É utilizado quatro fichas:

  1. Ficha A
  2. Ficha B
  3. Ficha C
  4. Ficha D
Relacione:

( ) Acompanhamento de gestantes;
( ) Registro das atividades diárias do ACS;
( ) Cartão da Criança;
( ) Cadastramento das famílias.

Está CORRETA a ordem:
9.
QPCI246361 Agente Comunitário de Saúde
Ano:2021 Banca:AMEOSC Órgão:Pref. Anchieta/SC

Em relação ao Calendário Básico Nacional de vacinação da criança, marque a alternativa CORRETA:
10.
QPCI254996 Agente Comunitário de Saúde
Ano:2021 Banca:CEV/URCA Órgão:Pref. Crato/CE

A Portaria do Ministério da Saúde nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, apresenta, dentre outros, os princípios e diretrizes da Atenção Básica que orientam as práticas dos profissionais de saúde e a organização dos serviços inseridos na Atenção Básica. Assim, de acordo com esses princípios e diretrizes, avalie os exemplos das situações abaixo, que envolvem o trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS), integrante da equipe de saúde, e as relacione aos princípios ou diretrizes:

  1. Universalidade (princípio)
  2. Equidade (princípio)
  3. Integralidade (princípio)
  4. Longitudinalidade do Cuidado (Diretriz)
  5. Resolutividade (Diretriz)
  6. Regionalização e Hierarquização (Diretriz)
  7. Participação da Comunidade (Diretriz)
( ) ACS Maria comunica a enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF) que Laura, adolescente de 13 anos de idade, procurará a unidade de saúde para conseguir preservativos, pois manteve sua primeira relação sexual e destaca que desde quando Laura era uma bebê, a mesma vem acompanhando a garota, tendo sido fornecida a esta, em tempo oportuno, informações precoces sobre sexualidade.
( ) ACS Paulo, em suas visitas domiciliares, adota o uso do nome social ao se comunicar com usuários e usuárias que integram a diversidade sexual e de gênero.
( ) ACS Marta, diante do número elevado de casos de diarreia na comunidade, realiza atividades de orientação comunitária sobre cuidados à saúde e necessidade de organização comunitária para reivindicação de saneamento no bairro.
( ) ACS Pedro procura a unidade de saúde junto com a idosa Elisa, acalmando-a diante diagnóstico de Diabetes. Elisa tem dificuldades para locomoção e déficit auditivo. ACS Pedro se dispõe a acompanhá-la na unidade e na consulta. Para melhor atendimento, a coloca em uma cadeira de rodas. Comunica a equipe da condição da idosa para facilitar seu acesso, acolhimento e continuidade da assistência.
( ) ACS Roberta comunica ao médico da Estratégia Saúde da Família (ESF) que dona Rosa está evoluindo positivamente após cirurgia cardíaca e que já lhe fez orientações sobre os corretos hábitos de vida que devem ser adotados, realização de exames periódicos, tomada adequada de medicamentos, realização de consultas periódicas na unidade para acompanhamento e sobrea necessidade, se for o caso, de encaminhá-la a outro serviço de saúde para continuidade da assistência.
( ) ACS Clara, conversando com a enfermeira da equipe de saúde, comenta que está bastante feliz com o trabalho desenvolvido pela equipe e que tem conseguido reduzir o número de crianças desnutridas em sua microárea de atuação, principalmente depois que se iniciou trabalhos de educação em saúde com grupos de mães e gestantes.
( ) ACS Eduardo ao orientar dona Raimunda sobre exame a ser realizado em Centro de Referência, comunica que o pedido já foi encaminhado pela equipe de saúde da família para agendamento na central de marcação de exames, uma vez que esse exame específico não se faz na unidade de saúde, sendo referenciado conforme protocolos e fluxos estabelecidos.

Após leitura das situações que envolvem o trabalho do ACS, marque a alternativa que apresenta a sequência correta dos princípios/diretrizes da Atenção Básica vivenciados na prática, a partir das ações do Agente Comunitário de Saúde: