No período de 5 a 26 de abril de 2021, podem ser efetuadas as inscrições do novo Concurso Público de nível superior da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) que tem como objetivo à admissão, por prazo determinado e em caráter emergencial, de professor substituto para atuação no campus experimental de Rosana, no ano letivo de 2021.
Segundo o edital de abertura, o presente certame busca preencher uma vaga ao docente na área de ciências sociais aplicadas, nas disciplinas de agenciamento de viagens e turismo, gestão do uso público em unidades de conservação, transportes e turismo, turismo em áreas naturais.
O profissional, quando contratado, deverá exercer atividades de docência em cursos de graduação nos períodos diurno e/ou noturno, junto à Coordenadoria de Curso de Turismo, em jornada de trabalho semanal de 12 horas, com salário mensal no valor de R$ 900,31, correspondente à referência MS-1, acrescido de benefícios regulamentados internamente.
Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições no período mencionado anteriormente, via internet, mediante preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no site da Unesp e do pagamento da taxa de participação no valor de R$ 108,00. O candidato que tiver interesse na redução da taxa poderá solicitá-la nos dois primeiros dias do período de inscrição, satisfeitas as exigências descritas no item cinco do edital.
No que diz respeito à classificação dos participantes inscritos, serão realizadas duas fases de caráter classificatório, compostas por prova didática, que constará de aula teórica em nível de graduação, com duração mínima de 40 e máxima de 60 minutos, e prova de títulos (julgamento do currículo lattes), em que serão analisadas as atividades de formação didática e científica, dos últimos cinco anos, com maior relevância para as atividades relacionadas ao conjunto de disciplinas em concurso.
A validade deste Concurso Público será a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) da homologação até o final do ano letivo. Já o contrato de trabalho será estabelecido em prazo máximo equivalente ao ano letivo fixado no calendário escolar, correspondendo ao período de até dez meses, quando não poderá ser prorrogado, sendo que o estabelecido pelo período de até cinco meses, poderá ser prorrogado uma única vez, a critério da Administração.