O Comando da Aeronáutica publicou o edital do novo Processo Seletivo de profissionais da área médica, para a prestação do Serviço Militar Temporário, em caráter voluntário, como oficial superior, para o ano de 2024, na área geográfica de atuação do Serep, na cidade do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o edital, as quatro oportunidades disponíveis são para as seguintes especialidades: Neurocirurgia (Nec) (1); Cirurgia Oncológica (Con) (1); Medicina Intensiva Pediátrica (Itp) (1); Oftalmologia (Oft) (1).
O Processo Seletivo visa selecionar, convocar e incorporar cidadãos brasileiros natos, de ambos os sexos, que sejam voluntários à prestação do Serviço Militar Temporário, que tenham concluído o ensino de nível superior em medicina, com residência ou pós-graduação em sua área de atuação e que atendam aos requisitos específicos de cada área.
Também é necessário não ter completado 63 anos de idade até a data da sua incorporação, com fulcro no inciso I, §2º, art. 27 da Lei nº 4.375/64; se militar da reserva não remunerada ou militar da ativa, não ter completado 73 meses, de efetivo serviço, prestado a qualquer uma das Forças Armadas, contínuos ou não, considerada qualquer espécie de Serviço Militar (inicial, estágios, dilação, prorrogações e outros) até a data da incorporação; dentre outros requisitos que constam de forma detalhada no edital.
Inscrições e etapas de seleção
Os interessados em se candidatar podem se inscrever por meio do endereço eletrônico, a partir das 10h do dia 22 de abril de 2024 às 23h59 do dia 9 de maio de 2024.
A seleção consistirá nas etapas de encaminhamento eletrônico de documentos; validação de documentos digitais; revisão de documentos digitais; avaliação curricular digital; concentração inicial; inspeção de saúde; teste de avaliação do condicionamento físico; e concentração final e habilitação à incorporação.
Este Processo Seletivo terá validade até 7 de novembro de 2024.
Incorporação
Ao ser incorporado, o convocado será declarado Major, incluído no Quadro de Oficiais da Reserva de 3ª Classe Convocados (QOCon3) e no Corpo de Oficiais da Reserva da Aeronáutica.
O convocado realizará o Estágio de Adaptação para Oficiais Superiores (EAOS), que se destina a adaptar o incorporado às condições peculiares do Serviço Militar e ao exercício das demais atividades militares concernentes às áreas profissionais em que atuarão no âmbito do COMAER, bem como ao aprimoramento profissional dos integrantes do QOCon3.
O EAOS terá duração total de 12 meses, a contar da data de incorporação, divididos em duas fases